Vitaminas
Vitaminas D, E, C, DHEA, Maca, Ômega 6, Coq10: o que vale a pena tomar?
Vitaminas como D, DHEA, Coenzima Q10 e outros suplementos hormonais estão realmente ajudando muitas mulheres a terem efetividade na melhoria na quantidade e até na qualidade dos óvulos.
Veja que muitas dessas vitaminas você encontra nos alimentos do dia a dia. Basta dar um Google e ver a quantidade de alimentos naturais que podem ser incluídos em sua alimentação para estar com bons níveis.
No caso dos níveis dessas vitaminas estarem abaixo do recomendado em seu organizamos (fazendo exame de sangue você sabe), pode ser necessária a suplementação. É importante que você consulte um médico antes de se aventurar nessa sopa de letrinhas, ok?
DHEA - Tanto o DHEA-S e DHEA (dehidroepiandrosterona) são produzidos nas glândulas adrenais a partir do colesterol (“gordura”) e são precursores hormonais do estrogênio e da testosterona. Funcionam como um “alimento” para outros hormônios. Estudos mostram que bons níveis de DHEA (medido através de exame de sangue) pode ser associado com o maior bem-estar, condicionamento físico e força muscular.
Se tomado 2 ou 3 ciclos anteriores da FIV, pode resultar em melhoria do tratamento porque estimula a fabricação desses hormônios naturalmente pelo organismo. É importante tanto para qualidades dos óvulos quanto para o recrutamento deles.
Coenzima Q10 - Age nas mitocôndrias da célula (que fazem o metabolismo energético), dando uma acelerada e “rejuvenescida” nelas. É recomendada para quem tem condições cardiológicas e também para formar melhores células (“mais jovens”) no corpo, principalmente na formação de melhores espermatozoides e folículos ovarianos. Deve ser tomada alguns ciclos antes da FIV e pode ser usada por homens e mulheres.
Vitamina D - A grande ação da vitamina D no organismo é manter a síntese de cálcio, favorecendo a solidez e bom funcionamento dos ossos. Para a mulher, no que diz respeito a implantação do embrião, estudos científicos recentes mostram que a melhoria dos níveis de Vitamina D ajuda no desenvolvimento da gestação e diminuem a possibilidade a pré-eclâmpsia.
Ainda faltam mais estudos científicos para creditar esses fatos a baixos níveis de Vitamina D. Pelo sim, pelo não, é bom manter esse nível no exame de sangue acima de 40/45.
Vitamina E - Com relação ao nosso tema, para homens, melhora a motilidade dos espermatozoides (capacidade de se moverem) e o volume do esperma.
Vitamina C - Entre outras coisas, ajuda na fixação do Ferro, importante para homens e mulheres.
Metilfolato (forma ativa do ácido fólico) - Para mulher, auxilia na prevenção de malformação do bebê, proporcionando menores chances de problemas congênitos ligados ao desenvolvimento do cérebro e vesícula vitelínica.
Metilcobalamina sublingual (forma ativa da Vitamina B12) - É associado ao bom desenvolvimento do feto, deve também ser tomado alguns ciclos antes da FIV. Ela faz a síntese do metilfolato (ou seja, tomar ela sem o folato não funciona na sua melhor forma).
Ômega 6 (DHA e EPA) - O ácido graxo polinsaturado conhecido como docosahexaenoico (DHA) e pentanoico (EPA) são nutrientes vitais para a função das membranas celulares. São importantes em nosso organizamos para a circulação sanguínea, são anti-inflamatório, e também ajudam a impedir que as plaquetas se unam demais e formem trombos (coágulos), esses sim perigosos para a fase de implantação embrionária e gestação.
Enquanto o EPA é bom para diminuir inflamações (celulite, obesidade e artrite reumatoide), o DHA é um alimento para o cérebro e as células que fazem as sinapses (60% do cérebro é composto por gorduras boas).
Outros suplementos que melhoram qualidades os óvulos:
Maca peruana - Aumento do muco cervical para mulheres, a quantidade do esperma para homens. Há casos (não científicos) que mostram diminuição do FSH (bom para mulheres) e qualidade dos óvulos.
Testosterona transdérmica - usado em formato gel, passado geralmente no braço, melhora os níveis de testosterona, fazendo com que os receptores dos folículos captem mais hormônio FSH durante a fase de recrutamento.